Em apenas três anos, o Governo do Estado do Maranhão ampliou de 94 para 213 o número de Restaurantes Populares, consolidando a maior rede de segurança alimentar do Brasil. Os investimentos estaduais no combate à fome foram destacados pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, durante a inauguração de duas novas unidades nos municípios de Igarapé do Meio e Porto Rico.
Ao lado do governador Carlos Brandão, do secretário de Desenvolvimento Social Paulo Casé, da prefeita Aldenira Silva e do ex-prefeito Almeida Sousa, Orleans Brandão participou da entrega do 212º Restaurante Popular e ressaltou o volume de obras e ações realizadas pelo governo estadual em todos os municípios maranhenses, com ênfase nas políticas de redução da pobreza extrema e enfrentamento da fome.
“Em apenas três anos, aumentamos de 94 para 212 o número de restaurantes populares, um equipamento essencial que oferece alimentação de qualidade a preços simbólicos, com cerca de mil refeições servidas diariamente em cada unidade. Os resultados já começam a aparecer. A Fundação Getulio Vargas e o IBGE apontaram que, em dois anos de governo, mais de um milhão de pessoas saíram da pobreza extrema. Ainda havia o desafio de alcançar cerca de 500 mil pessoas, por isso criamos o Maranhão Livre da Fome, o maior programa social da história do nosso estado”, declarou o secretário.
Em seguida, a comitiva inaugurou o 213º Restaurante Popular em Porto Rico, com a presença do prefeito Aldo Brow. Orleans Brandão manifestou confiança de que os investimentos continuarão gerando impactos positivos nos próximos anos.
“Tenho convicção de que, sob a liderança do governador Carlos Brandão, um gestor humano e sensível, o Maranhão vai superar essa barreira histórica, combater a pobreza e avançar para estar livre da fome. Minha gratidão é por poder contribuir com ações que cuidam das pessoas e levam desenvolvimento ao nosso estado”, afirmou.
Nos dois municípios também foram entregues kits de fardamento e tablets a agentes comunitários de saúde – 44 em Igarapé do Meio e 20 em Porto Rico – além da assinatura de ordens de serviço para obras de pavimentação asfáltica e implantação de equipamentos públicos como Viva/Procon, Estação Tech e Portais da Cidade.

